Aston Martin assume “pontos difíceis” em GP de Miami “determinado por grid de largada”

Chefe da Aston Martin, Mike Krack disse que safety-car virtual ajudou Alonso a terminar em nono e sugeriu erro com estratégia de Stroll

Mike Krack, chefe de equipe da Aston Martin, apontou que as posições de largada de Lance Stroll e Fernando Alonso foram fatores que determinaram o resultado da equipe no GP de Miami, disputado domingo (5) e vencido por Lando Norris. Respectivamente, os pilotos largaram em 11º e 15º, distante dos ponteiros, o que contribuiu para o time de Silverstone sair com somente dois pontos da sexta etapa da temporada 2024 da Fórmula 1, referentes ao nono lugar conquistado pelo espanhol.

Krack destacou que o posicionamento em pista foi fator importante nas ruas da Flórida e, por isso, largar mais atrás no pelotão freou um avanço mais robusto. Recebendo a categoria pela terceira vez, Miami mostrou, mais uma vez, que é um circuito difícil para ultrapassar.

Mas nem tudo foi lamentação por parte da Aston Martin. O chefe destacou que a equipe encontrou a oportunidade de colocar Alonso no top-10 após ingresso do safety-car virtual, na volta 22. Foi nesse momento que o espanhol trocou os compostos duros para os médios e, perdendo menos tempo nos boxes, conseguiu brigar mais adiante e terminar em nono — algo destacado pelo dirigente e também pelo próprio piloto após a prova.

“Conquistamos dois pontos difíceis em uma corrida onde a posição de pista e tráfego foram importantes. Com isso, as colocações de largada nos comprometeram. Fernando fez o básico, com uma parada somente. O período de safety-car virtual ajudou, pois ele estava sofrendo com os pneus duros. Conseguiu progredir e terminar em nono”, disse.

Fernando Alonso conquistou “pontos difíceis” com nono lugar em Miami (Foto: AFP)

No entanto, com Stroll, o chefe da Aston Martin sugeriu que a estratégia de parar o canadense mais cedo foi errada. Com o intuito de sair do meio do pelotão, a equipe chamou o piloto aos boxes na volta 11 — só Alexander Albon, no décimo giro, parou antecipadamente.

“Com Lance, talvez, fizemos a parada muito cedo para tentar ultrapassar o [Yuki] Tsunoda. Não conseguimos recuperar o que perdemos em pista. Aprendemos algumas lições às vésperas da parte europeia da temporada”, encerrou.

Fórmula 1 retorna de 17 a 19 de maio com o GP da Emília-Romanha, no circuito de Ímola.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.